sábado, 22 de outubro de 2011

Conhece esse clube? Polonia Warsaw




Não é muito comum no meio do futebol clubes que tenham como cor predominante no 1º uniforme o preto, se eu for puxar pela memória só consigo me lembrar do D.C. United dos EUA, e o clube a ser falado nesse post o Polonia Warsaw, que nesse ano comemora o seu centenário.

Fundado em 1911 o Klub Sportowy Polonia Warszawa é o clube mais antigo da Polonia e divide a preferencia da cidade de Varsóvia com o Légia Warsaw com quem aliás faz o "Grande Derby de Varsóvia" que além de muita rivalidade é conhecido pelo ódio recíproco de parte a parte.

Varsóvia é a capital e a maior cidade da Polonia com estimados 1.711.466 habitantes e um clima bem frio, e o estádio do Polonia se localiza no bairro de Muranow. Aberto em 30 de setembro de 1928 o Stadion Polonii Warszawa tem capacidade para 7.230 tocedores e será um dos campos de treinamento na EURO 2012.

O clube é conhecido como Czarne koszule( camisas pretas em polaco) pela já citada cor do seu primeiro uniforme, e a explicação para ela seria uma forma de luto pelas várias invasões a Polonia no período das guerras.





Os camisas pretas conquistaram o campeonato polonês 2 vezes, em 1946 e mais recentemente em 2000, nesse mesmo ano o time também conseguiu o título da copa da liga polonesa. Na Copa nacional também foram 2 conquistas uma em 1956 e outra em 2001 ou seja, o clube amarga um jejum de 10 anos sem troféus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário