segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bósnia e Hezergovina-queremos fazer história



Localização da Bósnia e Hezergovina
No continente europeu
Capital Saraievo
43º52'N 18º25'E
Cidade mais populosa Sarajevo
Língua oficial bósnio, croata e sérvio
Governo Democracia parlamentar
- Alto Representante Internacional Valentin Inzko
- Membros da Presidência Željko Komšić (representante croata)
Nebojša Radmanović (representante sérvio)
Haris Silajdžić (representante bósnio)
- Presidente do Conselho de Ministros Nikola Špirić
Independência
- Formada 29 de Agosto de 1189
- Reino estabelecido 26 de outubro de 1377
- Independência perdida para o Império Otomano 1463
- Independência da Iugoslávia 1º de março de 1992
- Reconhecida 6 de abril de 1992
Área
- Total 51 197 km² (127º)
População
- Estimativa de 2007 3 935 000 hab. (126º)
- Censo 1991 4 377 033
- Densidade 76 hab./km² (116º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$36,5 bilhões (94º)
- Per capita US$9 168 (77º)
Indicadores sociais
- IDH (2007) 0,803 (66º) – alto
Moeda Marco convertível (BAM)
Fuso horário CET (UTC+1)
- Verão (DST) CEST (UTC+2)
Org. internacionais Conselho da Europa, CEFTA
Cód. ISO BHG
Cód. Internet .ba
Cód. telef. +387

Mapa da Bósnia e Herzegovina


A mais ou menos 1 ano e meio,eu estava vendo um jogo do Wolfsburg e um certo atacante me chamou atenção um branquinho alto que marcou um golaço de fora da área no ângulo,na hora desse gol eu não titubeei e disse "nossa esse italiano Di seco joga muito",pois bem a medida que a transmissão do jogo foi correndo eu fiquei sabendo que ele era Bósnio e que seu nome era Edin DZEKO,na hora eu me surpreendi pois quando se falava de Bósnia Herzegovina para mim até então, vinha na minha cabeça 2 nomes:Salihamidzic e Barbarez e nada mais!

E a medida que o tempo foi passando eu fui descobrindo muito mais jogadores bons da Bósnia como,Miralem
Pjanic meia ofensivo 18 anos do Lyon que é considerado o substituto de Juninho Pernambucano,Vedad Ibisevic principal atacante do 1899 Hoffenheim que não vem sendo convocado por sua lesão no joelho,ele foi a "sensação" do inicio da temporada passada junto com o Hoffenheim na Bundesliga que ele teve uma contusão séria nos ligamentos do joelho e isso culminou na caída de seu time no campeonato alemão e no choro de muitos fans, de volta da lesão ele esta jogando e fatalmente será o companheiro de ataque de Dzeko,tem também
Sasa Papac 29 anos forte lateral-esquerdo do Rangers da Escócia e finalmente Zvjezdan Misimovic 27 anos camisa 10,craque com "C" maiúsculo um daqueles jogadores que da gosto de ver jogar, com visão de jogo,passe e chute de fora da área.

Contando com alguns outros jogadores de nível médio Como Muslimovic da Atalanta e Rahimic do CKSA, a Bósnia esta muito bem nas eliminatórias para a copa da África(veja abaixo) e faltando 4 jogos esta 4 pontos a frente da 3 colocada Turquia,os dois próximos jogos são decisivos. dia 5/9 a"saco de pancadas" Armenia fora de casa e dia 9/9 a "final" contra os turcos em casa,caso confirmem a 2 colocação os bósnios irão para os playoffs como um dos melhores segundos colocados dos 13 grupos,caso vençam 1 adversário em 2 jogos estarão na África ano que vem.É claro que eu faço essas previsões contando q a Espanha ganhe de todos e se classifique em primeiro o que deverá acontecer.

Group 5
Spain - 18 pts
Bosnia- 12 pts
Turkey- 8 pts
Belgium- 7 pts
Estonia- 5 pts
Armenia- 1 pts

Um comentário:

  1. muito bem observado e analisado, o que pra muitos daqui a um ano sera surpresa pra nos ja cansa de ser realidade..
    agora cara.. a paradinha da bosnia ta com os links da wikipedia e tudo gente tirava pelo menos xD aheuaheuhAIUAHEheIAAu
    e para isso aqui "e no choro de muitos fans" isso e sacanagem ta isso ate hj me dói xD

    ResponderExcluir