quarta-feira, 3 de março de 2010

SV Zulte-Waregem : avante Esseve!


Vida de maníaco por futebol é engraçada, sempre tentando saber mais,e o meu caso não é diferente, eu comprei uma camisa do Glorioso Zulte Waregem da Bélgica., é óbvio que eu já conhecia o o Zulte mais comprar a sua camisa me deu a sensação de que eu de alguma forma estava virando torcedor ou pelo menos “simpatizante” do clube, pois, quem mais no Rio de Janeiro ou no Brasil teria a camisa do atual 5º colocado do campeonato belga? Tem gente que nem sabe onde fica a Bélgica! Sim é verdade.
Como já é de costume quando quero saber de alguma coisa, eu cheguei em casa abri a Wikipedia,google,site oficial do clube consultei no FM em fim, dessequei o nobre time da região de flandres ocidental.
O que descobri?Descobri que não importa ,o time, o pais ou sua força,todos os times tem historias interessantes,assim como a Fiorentina por exemplo e a engraçada historia da cor violeta da sua camisa ou ate mesmo aqui no Brasil com a historia do Flamengo que teve sua parte de futebol criada em 1911 por nove jogadores que vieram do fluminense depois de uma cisão.
E a historia dos “Esseve”,forma que o time é conhecido,também é muito legal e curiosa.Fundado em 2001 o SV Zulte-Waregem e resultado de uma fusão dos clubes Zultse VV e KSV Waregem, a cede do clube fica em Zulte e mandam seus jogos na cidade de Waregem , uniforme numero 1 é branco e o 2 é preto e foi o segundo que eu comprei, muito bonito por sinal o uniforme tem listas verdes e vermelhas que representam as cores dos respectivos clubes que deram origem ao clube que atua hoje no estádio onde atuava o KSV Waregem o Regenboogstadion que em português quer dizer “Estádio arco-íris” e inclusive na parte de cima do escudo do clube há um arco íris representando o estádio que tem capacidade para cerca de 8.500 pessoas.
Quanto a títulos,o Zulte não tem muitos,mas, para um time considerado médio para pequeno ele ate que teve seus brilharecos. Depois de 4 anos jogando no segundo escalão da Bélgica os Esseve conseguiram o seu primeiro título ganhando a 2 divisao,e assim podendo ingressar na Jupiler league(nome oficial da 1º divisão belga).Em sua primeira temporada na elite do futebol belga em 2006 ele conseguiu um feito,ficar em 6º,mas a maior gloria do clube viria naquele mesmo ano na Copa da Bélgica onde na final contra outra surpresa o hoje falido Excelsior Mouscron,ganhou sofrido de 2-1,festa total nas ruas de zulte e waregem o clube então com apenas 5 anos de idade conseguia um titulo de peso que muitos outros times muito mais velhos nunca tiveram a oportunidade de saborear.
Com o titulo da copa da Bélgica o Zulte ganhou a oportunidade de disputar a supercopa da Bélgica contra o poderoso RSC Anderlecht então campeão da Jupiler League e uma vaga na Copa da UEFA .
Na supercopa belga aconteceu mais uma coisa curiosa na historia do time do estádio arco ires, a partida contra os Mauves do Anderlecht começou no dia 22 Julho e terminou no dia 20 dezembro! Como? Por causa das fortes chuvas o jogo foi interropido
E por falta de datas disponíveis no calendário foi “empurrado” para ser terminado no final do ano e o resultado não foi o que os torcedores rubro-verdes esperavam perderam por 3-1 para o gigante de Bruxelas mas so o fato de estarem ali disputando já foi razão para se comemorar.
Na Copa da UEFA tiveram que disputar um playoff contra o forte time do Lokomotiv Moscou onde se saíram vitoriosos assim podendo disputar a fase de grupos onde caíram no grupo F ao lado de Espanyol ,Ájax,Áustria Viena e Sparta Praga.Teoricamente o Zulte tinha tudo para brigar com o Áustria Viena pra ver quem iria terminar em penúltimo mais não isso aconteceu,os Esseve deixaram para trás austríacos e checos e se classificaram em terceiro com 6 pontos atrás de Ájax e Espanyol para a fase de 16 avos de final na qual se deu fim a aventura europeia, o Zulte foi derrotado pelo Newcastle e sua fanática torcida depois de levarem um vareio de 3-1 em casa e 1-0 na Inglaterra.
Pensando bem depois de ver toda essa historia do Zulte acho que mudei de idéia não sou apenas simpatizante,sou torcedor rubro-verde fanático! Avante Esseve! E continue escrevendo sua historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário