terça-feira, 1 de junho de 2010

Holanda - Campeã do Mundo em 2010!


A seleção da Holanda vai para mais uma Copa do Mundo, festejada pelo seus ótimos talentos individuais e cercada de dúvidas sobre a sua consistência como equipe, normal, pois depois de não ganhar em 1974, mesmo com um time revolucionário e ainda ser derrotada em copas do mundo com times muito mais talentosos do que o adversário que os ganhou, como o Brasil em 1994 e Portugal em 2006 é natural que haja a desconfiança dos céticos de plantão.

É muito fácil para qualquer comentarista falar coisas do tipo: "Ah, na hora do vamos ver a Holanda sempre treme". Ok mas... comentarista tem que se prender sempre a esses chavões? Na minha opinião não! Pois, temos que levar em conta o passado, mas não podemos deixar de ignorar o presente, e o que ele nos diz é: - Temos um time que pode fazer frente a qualquer seleção. Digo isto, porque o técnico Bert Van Marwijk, não é nenhum amador do futebol, seu último título foi a copa da Holanda de 2008, com o Feyenoord clube que tem muita história, mas que hoje em dia não consegue transformar talentos individuais em uma equipe constante. Nota-se alguma semelhança com a Oranje? Pois bem, o último título do time de Roterdã até então havia sido a copa da UEFA de 2002, adivinhe com quem no comando? Sim ele mesmo Van Marwijk. Após esse título o Feyenoord ficou 6 temporadas sem ganhar nada e depois de deixar o clube em 2004, Bert voltou ao clube em 2008 para ganhar a já citada Copa da Holanda, ou seja, ele tem estrela, e sabe lidar com a pressão de um time que é grande, tem tradição, mas que não ganha nada.

Já na parte do time em si, vou analisar jogador por jogador para provar porque a Holanda tem grandes chances de ser campeã da Copa do Mundo de 2010.





GOLEIRO

Maarten Stekelenburg
Clube: Ajax
NOTA:4,0

Sim, a máxima de que todo bom time começa por um bom goleiro, vai ter que ser contrariada caso a Holanda queira ser campeã do mundo, Stekelenburg é um goleiro instável, pode até ser comparado com o Felipe do Santos. Na minha opinão o Boy Waterman do Ado Den Haang seria uma opção muito melhor para o gol da oranje, pena que não foi nem convocado.


LATERAL DIREITO


Van der Wiel
Clube: Ajax
Nota:6,5

Com muita agilidade e técnica, Van der Wiel, acumulou boas atuações pelo Ajax, o que o levou a ser titular da oranje, suas investidas pelo lado do campo sempre serão perigosas, mais seu senso de marcação deixa a desejar.


LATERAL ESQUERDO
Giovanni Van Bronckhorst
Clube: Feyenoord
Nota: 7,0

Apesar de seus 37 anos, Van Bronckhorst ainda consegue manter um nível bom de atuações, tanto em seu clube, quanto na seleção e ainda trás uma experiência de 2 Copas o que é sempre importante. Podendo jogar de lateral ofensivo ou de meia esquerda avançado, Gio mesmo não sendo um bom marcador, pode compensar isso em suas investidas ao ataque.




ZAGUEIRO
John Heitinga
Clube: Everton
Nota: 7,5

Johnny, é um dos melhores zagueiros europeus da atualidade, sua força, senso de marcação e velocidade fazem dele uma opção tanto para a zaga, quanto para a lateral direita, titular absoluto do Everton, com certeza não irá ficar no clube de Liverpool, caso faça uma boa Copa.




ZAGUEIRO
André Ooijer
Clube:PSV
Nota: 6,0


Como diria o outro, esse é "zagueiro zagueiro". Ooijer trás a experiência de ter disputado a última Copa de 2006, ele é duro, tem uma marcação boa, mas, com certeza será um dos pontos fracos da Holanda nessa Copa, pois mesmo com noção de defesa, nem ele, nem seu reserva Joris Mathijsen, tem condições de se equivaler ao outro zagueiro da oranje o excelente Heitinga.


VOLANTE
Nigel de Jong
Clube: Manchester City
Nota: 7,0

Forte marcador, com muita força e arrancada, De Jong é um volante moderno, tem forte senso defensivo e sabe sair para o jogo, ao lado de Vam bomel vai formar a parede holandesa, para deixar os mais avançados jogarem com liberdade.



VOLANTE

Vam Bomel
Clube: Bayern de Munique
Nota: 7,0

O "cão de guarda" do time e o principal responsável, por destruir as jogadas adversárias. Titular absoluto do Bayern, Vam Bomel chegou a ser um dos melhores volantes de 2006 quando foi campeão da UEFA Champions League, com o Barcelona. Volante de marcação dura e catimbeiro, às vezes ele é a base para a Holanda não tomar gols.


MEIA

Wesley Snejder
Clube: Inter de Milão
Nota: 9,5

Principal meia da seleção holandesa. Tem noção de passe, chutes de fora da área, cobranças de falta fazem desse baixinho um dos melhores jogadores da Copa, vindo de uma exaustiva temporada, tendo ganho a tríplice coroa com a Inter e tendo jogado até dia 22 de maio(final da UCL). Ele foi brilhante na temporada 09-10, resta saber se ele está bem fisicamente, para dar continuidade as suas ótimas atuações na copa.



MEIA

Arjen Robben
Clube: Bayern de Munique
Nota: 9,0

Rápido, habilidoso e com um ótimo chute de fora da área, Robben é daqueles jogadores, que é quase impossível tomar a bola de uma forma limpa, peça chave para o Bayern chegar a final da UCL e ganhar a Bundesliga e a Copa da Alemanha, esse canhotinho é a força da Holanda pelos lados do campo, vindo da esquerda, da direita ou derivando para o meio. Arjen Robben só não é um jogador perfeito por ter um problema com contusões.


ATACANTE
Dirk Kuyt
Clube: Liverpool
Nota: 7,5

Sempre jogando em alto nível, no Liverpool e na seleção, Dirk não aparece muito na mídia, mas sua função tática nos reds e na oranje é fundamental, pois é um jogador com noção de passe e que sabe fazer gols.




ATACANTE
Robin Van Persie
Clube: Arsenal
Nota: 9,0

Depois de 5 meses fora dos gramados, Van Persie quer compensar sua falta de ritmo de jogo, com as suas baterias carregadas, já que a maioria dos jogadores vêm exaustos de fim de temporada. Van Persie é craque, sabe driblar, bater faltas, bater penaltys e aliado a sua grande velocidade, é perigo para qualquer defesa do mundo.



Reservas:

Na reserva também há talento, como o de Rafael Van der Vaaart do Real Madrid, Ryan Babel do Liverpool e o menino do Hamburgo Eljero Elia que eu adianto que vai ser craque e será inclusive tema de post aqui no blog logo logo.

2 comentários:

  1. aeww alexander, acertou sobre o elia, o mlk joga bem.

    ResponderExcluir
  2. Elia é mt craque isso não é novidade pra ngm xD desde que ele se destacou no vice campeonato do twente ano passado

    ResponderExcluir