segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Eu chorei


Hoje, quando Ronaldo anunciou sua aposentadoria eu me peguei com a minha garganta arranhando... sim eu senti um nó nela e por várias vezes enquanto ele fazia seu discurso, ou respondia as perguntas eu me via exugando meus olhos e pensando o quanto que ele foi importante para o futebol e até mesmo para a minha vida, pois tive nele o meu maior ídolo dentro do futebol e inclusive comecei a gostar de futebol vendo ele jogar na seleção brasileira em 1997.

Eu comecei a gostar de futebol europeu por causa dele, pois quando ele foi para a Internazionale eu comecei a assistir os jogos do time de Milão para torcer por ele! Era lindo ver ele jogando ao lado de Ivan Zamorano e Roberto Baggio nossa que época! Inclusive eu tinha uma camisa dele da Inter, numero 10 ainda, já que quando ele chegou em Milão a 9 já era do Ban Ban Zamorano que após a derrota do Brasil para a França em 98 lhe cedeu a camisa em solidariedade. E por falar na copa de 98...

Foi talvez uma copa mais especial para mim do que a de 2002, pois eu tinha 10 anos e meu fascínio pelo Ronaldo era o de um devoto a um Deus, e naquela copa ele arrebentou, e é claro teve a INESQUECÍVEL semi-final contra a Holanda onde ele marcou no meio das canetas do Van Der Sar. Esse também foi um dos momentos mais marcantes que eu tive com o meu pai já que eu vi toda a disputa de penaltis abraçado com ele e a cada cobrança convertida pelo Brasil nós nos abraçávamos mais forte, e quando Taffarel defendeu o último penalti então foi uma alegria que eu nunca mais vou esquecer.

Pois é, e ai veio a final, a tão falada final, Ronaldo teve uma convulsão e não jogou nada contra os franceses, no fim do primeiro tempo eu já estava aos prantos e cultivando um ódio pela França e principalmente por Zidane que iria durar um bom tempo...

Após sua lesão contra a Lazio em 2000, se acreditava que ele estava acabado para o futebol e eu mesmo fan dele cheguei a entrar um pouco nessa onda, porém como todos já sabem na copa de 2002 ele provou que ainda era um dos grandes e ainda por cima faturou o título de melhor jogador do mundo daquele ano.

Eu cheguei a ponderar raspar a minha cabeça ala Ronaldo certa vez, ainda bem que a ideia não foi adiante, mas continuando o assunto depois da copa veio a transferencia para o Real Madrid e o início da era galática, e mais uma vez lá estava eu assistindo os jogos do Real na Bandeirantes todo final de semana torcendo não pelo time da capital espanhola, mas sim pelo seu camisa 9. Eu posso contar para os meus filhos que vi ele fazer um hat-trick contra o Manchester United em pleno Oldtradford e sair aplaudido de pé pelos próprios torcedores dos Red Devils! Foi lindo e certamente um dos momentos mais marcantes da história do futebol.

A temporada 2004-05 talvez tenha sido a última temporada de alto nível do Fenómeno, que vinha mantendo uma boa sequência de partidas, até um jogo contra o Atlético de Madrid onde ele se chocou com o zagueiro colombiano Perea e torceu o joelho. Depois dessa partida ele ficou um bom tempo sem conseguir jogar mais que 7 partidas seguidas.

Na copa de 2006 Ronaldo se apresentou fora do forma, e pelo o que ele disse em sua entrevista de despedida, esse problema todo com o peso foi em virtude de um hipotireoidismo. Na Alemanha o camisa 9 jogou no nome e não era nem sombra do Ronaldo de 4 anos antes, o que fez com que o Brasil fosse elimidado pela França de Zidane(olha eles ai de novo). A pedalada caracteristica que driblou o goleiro Kingson de Ghana nas oitavas de final para depois fazer o gol foi o último ato do R9 em uma copa e também o tento que o colocou como o maior artilheiro da história das copas.

A passagem pelo Milan foi boa apesar de curta. Foram 9 gols em 20 jogos e inclusive um golaço contra a Inter no clássico em que foi muito vaiado pelo seus ex torcedores. Tudo parecia ir bem já que junto com Káká e Pato formava um trio brasileiro forte que estava se entrosando. só que veio a prova de que talento e cabeça ele tinha, porém físico não. A mesma contusão sofrida 8 anos antes o atacou de novo, só que dessa vez no outro joelho... foi o fim de Ronaldo no Milan e na Europa


A sua transferencia para o Corinthians foi vista como uma grande jogada de marketing, porém ele provou que podia ajudar tecnicamente, 2009 foi a última temporada de sucesso de Ronaldo, quando ganhou o Campeonato Paulista invicto e a Copa do Brasil, isso sem contar a arrancada que deu em um gol contra o são paulo deixando o zagueiro Rodrigo do tricolor comendo poeira e os golaços contra o Santos de cobertura de fora da área e o da final da Copa do Brasil contra o Internacional.

Sinceramente para mim a carreira do R9 acabou em 2009, pois foi até vergonhoso vê-lo(ou não vê-lo) jogar em 2010 e assistir esse vandalismo da torcida do timão com ele em 2011, xingando ele e confirmando que realmente o futebol sempre terá esses babacas de torcida organizada para estragar tudo.

Acho que depois de falar tanto eu não preciso fazer uma frase de efeito no final, eu apenas quero torcer que o Ronaldo continue no futebol em outro cargo, pois nos nossos corações ele sempre esteve e nunca vai sair!

Cruzeiro: 14 jogos / 12 gols

PSV: 46 jogos / 42 gols

Barcelona: 37 jogos / 34 gols

Inter de Milão: 68 jogos / 49 gols

Real Madrid: 127 jogos / 83 gols

Milan: 20 jogos / 9 gols

Corinthians: 31 jogos / 18 gols

Seleção Brasileira: 97 jogos / 62 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário