segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lembra desse time? Barcelona de 2006




Quando qualquer fan de futebol lembra do Barcelona de 2006 pensa logo no melhor momento de Ronaldinho na sua carreira, jogando de uma forma eficiente e plástica. Só que muita gente esquece é que a equipe treinada por Frank Rijkaard em matéria de time era tão boa quanto o atual Barcelona, por contar com jogadores certos para as posições certas. O time era eficiente e trabalhava como formiguinhas com jogadores de muito talento.

Limpando a casa





No final da temporada 03-04 ficou claro que a penca de holandeses deixada por Van Gaal e alguns jogadores "sem sangue" no elenco não ia levar o Barça a lugar algum, e o tecnico Frank Rijkaard percebeu isso e fez uma limpa geral; mandou Riquelme que nunca foi no Barça o que se esperava dele para o Villareal e não renovou contrato com 4 holandeses: Cocu,Kluivert, Reiziger e Davids, esse último voltou a Juventus vindo de empréstimo. De resto se despediram da Catalunha naquele ano, Quaresma, Saviola, Sergio Garcia, Rustu e Luis Garcia.


Contratando a dedo




Depois de ter limpado o elenco chegou a hora de contratar, e isso o Barcelona fez muito bem. Para se juntar a Ronaldinho que já era estrela do time, chegaram Samuel Eto'o um dos melhores atacantes da Espanha no momento, Deco, melhor jogador e campeão da UCL daquele ano com o Porto, Ludovic Giuly melhor jogador do Monaco e vice campeão da UCL e Henrik Larsson artilheiro Sueco vindo a custo zero do Celtic. Essas 4 contratações turbinaram o ataque dos culé, porém um time tem que ter equilíbrio, e para a defesa foram contratados os brasileiros Edmilson, Sylvinho e Belleti. Esse último fez simplesmente o gol do título da UCL de 2006 para os blaugrana e seu nome estará sempre marcado na história do clube catalão.


Início promissor


A primeira temporada do time foi animadora, pois a equipe conseguiu ganhar o Campeonato espanhol depois de 6 anos de jejum com Eto'o e Ronaldinho em grande forma; o camaronês foi vice artilheiro da La Liga com 24 gols, um atrás de Forlán, O brasileiro encantava o mundo com jogadas maravilhosas e a essa altura se pensava que o time do Barcelona era imparável, porém a derrota para o Chelsea nas oitavas de final da Champions daquele ano provou que o trabalho estava apenas no início.


O Auge


No início da temporada de 2006 a sensação era de que o Barça iria brigar por todos os titulos, e isso aconteceu; o Barça ganhou novamente La Liga com vitórias memoráveis sobre o rival Real Madrid, com Ronaldinho sendo aplaudido de pé em pleno Santiago Bernabéu pela torcida merengue, na Champions após uma oitavas de final tranquila contra o Benfica o Barça só teve pedreira, e a derrota para o Chelsea um ano antes serviu de aprendizado, pois os catalães detonaram o time londrino nas quartas e no jogo de volta no Camp Nou Ronaldinho fez a maior partida da sua carreira.

Na semifinal os catalães tiveram o Milan de Káká e Shevchenko pela frente e suaram, pois foram 2 jogos extremamente equilibrados onde mais uma vez quem decidiu foi o dentuço camisa 10 que deu um passe magestral para Giuly que marcou o único gol da eliminatória no 1º jogo em Milão.


A Final foi roteiro de filme. Um jogaço contra o Arsenal de Thiery Henry, Fábregas e Ljungberg que mesmo depois de perder Jens Lehmann expulso conseguiu tirar o zero do placar com uma cabeçada fulminante de Sol Campbell aos 36 da primeira etapa. A partir daí foi uma pressão enorme do Barça que conseguiu o gol de empate faltando 15 minutos para o final com Samuel Eto'o após passe de Henrik Larsson que entrou para mudar o jogo, pois foi também do sueco a assistência para o gol da virada aos 35 do segundo tempo feito pelo brasileiro Belletti. Festa total na Catalunha o time de Rijkaard
conseguiu seu auge graças aos jogadores contratados na reformulação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário