quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rotterdam nas trevas: Sparta Rotterdam



Fundado em 1º de Abril de 1888, o Sparta Rotterdam é o clube de futebol mais antigo da Holanda. Nascido primeiro como um clube de cricket, a agremiação teve o seu primeiro jogo de futebol em 1890, para 2 anos depois em 1892 acabar com o seu departamento de cricket e focar apenas no futebol.

O seu uniforme branco com listras vermelhas e calção preto foi inspirado pelo Sunderland AFC da Inglaterra, depois de membros da direção do clube terem assistido um jogo do clube do norte da Inglaterra.

Conhecidos como "Kasteelheren" (senhores do castelo) os torcedores do Sparta se orgulham muito mais com o passado, do que com o presente do time, que foi 6 vezes campeão holandês e 3 vezes campeão da Copa da Holanda. No início do século 20 o clube conquistou 5 títulos holandeses em 7 anos, período de ouro na historia do time que só viria a conquistar outro titulo 43 anos depois em 1958 quando faturou sua primeira copa da Holanda batendo o FC Volendam por 4 a 3 na final.

No ano seguinte do seu primeiro triunfo na copa da Holanda os Kasteelheren arremataram o título do campeonato holandês em 1959, acabando assim com um jejum de 44 anos sem um titulo Holandês, alegria total em Rotterdam que já vivia uma rivalidade feroz com o Feyenoord que apesar da diferença de divisão dos times, dura até hoje.

Os fãs do time vermelho e branco pareciam ter a certeza que o período de ouro do início do século estivesse de volta, porém não foi bem assim. O Sparta até conseguiu ficar em 3º lugar nos campeonatos de 63 e 67, além de ter conquistado a copa da Holanda por mais 2 vezes em 62 ganhando do DHC por 1 a 0 e em 66 triunfando por 1 a 0 sobre o Ado den Haang em final disputada em Rotterdam no estádio do maior rival Feyenoord, todavia esse foi o último título da história do Sparta Rotterdam.

Em âmbito europeu, o melhor resultado do time que joga no Sparta Stadium também conhecido como Het Kasteel(o castelo), foi na temporada 59-60 quando chegaram até as quartas de final da copa dos campeões sendo elimiandos pelo Rangers da Escócia. A última aparição dos De Rood-Witte Gladiatoren( gladiadores de vermelho e branco) em copas euorpéias foi na temporada 93-94 quando saíram na fase de grupos da extinta copa Intertoto.

O que parecia ser a volta de tempos melhores, na verdade foi o prelúdio das trevas, para o já segundo maior clube de Rotterdam que em 1970 viu seu arqui rival Feyenoord faturar o primeiro e único título da copa dos campeões da Europa da cidade de Rotterdam.

Depois do título em 66 o máximo que o time conseguiu foram 2 vice campeonatos da copa da Holanda em 71 perdendo para o Ajax e em 96 sendo batido pelo PSV. No campeonato Holandes foram campanhas pífias até o rebaixamento para a 2ª divisão na temporada 2002-03 onde só conseguiram voltar na temporada 2005-06 sendo rebaixado de novo em 2010 para o 2º escalão do futebol holandês, onde se encontram atualmente.


Hoje em dia a principal vontade dos senhores do castelo é simplesmente ver seu time de volta á elite do futebol holandês, e sonharem em quem sabe o seu time possa voltar a ter glórias e fazer frente com o rival gigante Feyenoord.

3 comentários:

  1. Legal seu blog, Alexander. Me diz uma coisa, quem é o maior rival do Feyenoord, Ajax ou Sparta?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é o Ajax, a rivalidade com o Sparta deixou de ser a maior quando o Sparta começou a decair

    ResponderExcluir
  3. a e valeu pelo elogio, seu blog também é ótimo

    ResponderExcluir